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Coluna Danielli Artigas

Reunião sobre a criação de um mercado comum metropolitano que envolve 29 municípios com a diretoria da Acicla. Trata-se do Pró-Metrópole, que abrange região com potencial de compra de R$ 4 bilhões.

Data
02 de Agosto de 2017

Autor
Danielli Artigas

Sala de reuniões lotada na última quinta-feira (27) na Acicla. A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Campo Largo reúne-se toda última quinta-feira do mês para discutir assuntos relacionados à cidade de maneira geral. É um grupo que está ficando cada vez mais organizado e participativo, sob a presidência do empresário JULIANO TOPPEL. São sempre debatidos assuntos de importância no município e vale destacar a participação de cada empresário, que dedica parte do seu tempo para pensar no coletivo, para trazer melhorias que refletem para todos.

Nesta semana, a importante participação do ALEXANDRE SCHLEGEL, coordenador de Relações Institucionais do Pró-Metrópole, que veio para dar mais explicações sobre a criação de um mercado comum metropolitano que envolve 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo é fortalecer a região em todos os setores, privado e público. Para melhor gestão, as cidades serão divididas em três áreas: Norte, Central e Sul. Campo Largo e Balsa Nova estarão na região Central, junto com municípios como Pinhais, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Piraquara e outros.

Para o Pró-Metrópole foi levantada uma análise detalhada de cada município e a partir deste conhecimento é possível fomentar a economia. Um dos pontos citados é a falta de projetos que parece ser um mal geral entre os municípios e com isso há muito recurso a fundo perdido, como para Turismo. Já acompanhamos diversos casos em Campo Largo de que perdemos recurso por falta de projetos, incluindo na área de Educação e Saúde, de suma importância e carente de recursos.

Um dos pontos a se destacar é que não havia registro metropolitano de fornecedores, o que já está sendo levantado e com isso o objetivo é facilitar e estimular que um município venda para outro e desenvolva mais a região. Assim, a possibilidade do gestor público também se amplia. O poder de compra dessa região é hoje maior que R$ 4 bilhões e destaca-se que 42% do que se produz no Paraná é feito na RMC.
Uma grande demanda levantada em Curitiba é de alimentação. A análise de dados como este é interessante para o empreendedor ou novos empreendedores que querem investir no próprio negócio. A partir disso se estuda o que o público está buscando, o que está faltando no mercado e de que maneira o empresário pode vir a agregar.

Representantes do Pró-Metrópole estarão novamente em Campo Largo na semana que vem, desta vez para apresentar ao Poder Executivo toda a análise feita e as cadeias propulsivas. A Acicla apoia esta iniciativa e também vai dar todo o suporte para que as empresas locais prestem mais serviços na cidade. Hoje apenas 24% dos fornecedores da Prefeitura são de Campo Largo. Importante entender a demanda do município e estimular para que o retorno em benefício de impostos fique aos munícipes.