Image

Coluna Danielli Artigas

Representantes do nosso município estavam em um seleto grupo internacional de coros. O maestro Théo destaca-se por ensinar muito além da música no Canarinhos.

Data
26 de Julho de 2017

Autor
Danielli Artigas

Representantes do nosso município estavam em um seleto grupo internacional de coros. O CANARINHOS DE CAMPO LARGO esteve no Rio de Janeiro para participar do CONGRESSO INTERNACIONAL PUERI CANTORES – RIO 2017, do dia 18 a 23 de julho. Foi um momento muito importante para os cerca de 20 participantes, que estavam reunidos com coros da Alemanha, México, França, Polônia, Suécia, Coréia do Sul, sendo uma grande experiência. O evento foi organizado pela Federação de Meninos Cantores do Brasil.

O Canarinhos tem como maestro o Teodolino José de Souza, mais conhecido por THÉO DE PETRUS, que faz um excelente e reconhecido trabalho. Merece nosso reconhecimento pelo trabalho que exerce e o quanto consegue influenciar positivamente os participantes, dando a eles verdadeiros ensinamentos para a vida.

Conversei com a mãe de uma das meninas dos Canarinhos, que valoriza muito o trabalho dele e a opinião é geral entre os pais, de que ele consegue estimular com que os alunos tenham muito comprometimento, disciplina, responsabilidade. Isso se fortalece não só no coral, mas para a vida destes jovens. Ele é conhecido por ser rigoroso, mas é uma característica valorizada pelos pais pelos benefícios que proporciona.

A mãe destaca o orgulho que sente pela participação da filha e o valor que dá a esta atividade. Conta que por ser vinculado à Igreja Católica, participam os familiares da Igreja, que são amizades saudáveis que a filha faz e fica tranquila por conhecer todos que fazem parte. Percebe a transformação positiva que tem sido para ela e o comprometimento que ela tem, em não faltar e nem mesmo se atrasar. Os filhos acabam cobrando dos pais um maior comprometimento também, para participar das reuniões e estarem envolvidos. As roupas que eles usam têm que estar sempre limpas e bem passadas, precisam se apresentar bem - usam uma camiseta, têm a roupa litúrgica e roupa de gala para apresentações maiores.

Os alunos aprendem, inclusive, a cantar em outras línguas, como em francês, por exemplo. E o maestro Théo se dedica para chegar à perfeição da apresentação. Essa busca por sempre fazer melhor é um grande ensinamento a todos os participantes. É um trabalho de muita dedicação de todos os envolvidos, que fazem ensaios três vezes na semana, com duração de duas horas e meia cada. Os alunos recebem aulas de Teoria, Técnica Vocal, Flauta Doce e Violino.

Críticas e sugestões de conteúdo: danielliartigas@gmail.com