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Comunicação

Com a comunicação enfrentamos desafios com mais entusiasmo e contamos com mais possibilidades diante dos obstáculos. Podemos visualizar as etapas para atingir um objetivo.

Data
06 de Junho de 2017

Autor
Luiz Mazanek

Curso de oratória nesta terça-feira (06) no Hotel Campo Largo Express (BR277), das 17h às 22h. Inscrições pelo WhatsApp (41) 99963-2228 ou mazanek@mazanek.com.br

Nesses 20 anos ministrando Cursos, onde a Comunicação é provocada, sempre ouvi dos participantes que estavam no curso de Oratória porque queriam perder a timidez...quando na realidade não temos timidez. A maioria das pessoas que tem medo de falar em público tem INIBIÇÃO, afinal crescem com as ordens paternas: “ fique quieto....”   “ não fale com estranhos...”  e assim crescemos com dificuldades de nos comunicar bem.

O ser humano nasce se comunicando....seu primeiro som é o choro em busca de aconchego e calor...depois as manhas e beicinhos denotam necessidade de aceitação e mais tarde as palavras e o modo como são ditas.

Quantos conflitos pessoais começam por um erro na comunicação?

É quando um diz: “Não foi isso que eu falei...!!!”

E o outro responde: “ Mas foi isso que eu entendi....!!!”

A maior parte dos problemas de uma organização é proveniente de falha na comunicação. Líderes não sabem se comunicar com sua equipe e os subordinados não sabem que ordem cumprir.

Quando alguém pensa em ter que falar em público, começa uma onda de pensamentos negativos:

ü  Será que sou capaz?

ü  Sou um desastre lá na frente.

ü  Vou ficar igual a um pimentão.

ü  E se rirem de mim?

ü  Detesto falar; só gosto de ouvir.

ü  Sempre fui tímido; não gosto dos refletores e não vou mudar.

ü  Nunca falei em público; vou me atrapalhar.

ü  Falar em público é para artista.

ü  Discurso é bom para os políticos.

ü  Sou bom para falar com duas ou três pessoas, no máximo; muita gente me dá pavor.

 

Buscando Motivos para Comunicar-se Bem

Ninguém gosta de desperdiçar tempo, dinheiro e energia. Se Não estiver muito claro o que temos a ganhar aprimorando as comunicações, a tendência é nos acomodar. Avaliar o que se realizará a mais e criar estratégias para fortalecer a comunicação são primordiais para o aprofundamento da interação humana e melhores resultados na vida empresarial.

Sabe o que você tem a ganhar melhorando as suas comunicações?

 

Autoconhecimento

À medida que expandimos nossas comunicações e compartilhamos informação, as pessoas passam a ter opiniões sobre nós e dessa forma recebemos o feedback, um elemento essencial na construção do autoconhecimento.

 

Autoconfiança

Se um comunicador reconhece seus pontos fortes e fracos, poderá direcionar melhor suas ações e criar relações mais harmoniosas com os interlocutores.

 

Liderança

Através da boa comunicação os talentos individuais afloram e geram líderes com competência técnica e interpessoal para realizar o trabalho em equipe necessário ao fortalecimento e à prosperidade dos negócios.

Compreender isso faz o homem atuar como comunicador no seu espaço organizacional. A partir daí ele criará um clima de sinergia entre os membros da equipe, de modo que a transmissão da mensagem passe a ser o ponto-chave do sucesso empresarial.

A comunicação não é um fim em si mesma, mas um meio para alcançar resultados positivos para o profissional e para a empresa.

 

Oportunidades profissionais

Muita gente conhece profundamente um determinado assunto, mas não consegue transmiti-lo. Na era do capital intelectual, compartilhar o conhecimento é um diferencial competitivo. Faça das suas comunicações um investimento lucrativo!

 

Criatividade

Não lei nem uma regra, mas as pessoas mais abertas às comunicações provavelmente têm mais condições de resolver problemas. Porque a criatividade depende muito da liberdade com que você estabelece novas relações e conexões entre os fatos. Se não temos interesse em diversificar nossa cultura, permanecemos estagnados. Identificar os novos encadeamentos em áreas diversificadas é um dos melhores exercícios para as comunicações e a criatividade.

 

Flexibilidade nas relações interpessoais

Quando aprimoramos as nossas comunicações, desenvolvemos a capacidade de filtrar as informações e detectar as que não são importantes. Assim podemos fazer uma leitura mais precisa das pessoas e aumentar a nossa capacidade de estabelecer relacionamentos. Quanto mais aceitarmos que as relações não são e nem podem ser matemáticas, mais flexíveis e compreensivos seremos.

 

Vitória sobre os desafios

Através das comunicações enfrentamos os desafios com mais entusiasmo, porque nossos horizontes se abrem e contamos com mais possibilidades diante dos obstáculos. Além disso, podemos visualizar antecipadamente as etapas a serem cumpridas para atingir um objetivo.

 

Quem tem Medo de Falar em Público?

Criar estratégias para ser um sucesso como apresentador é a melhor defesa contra os nossos medos.

Para isso precisamos de um Plano de Ação para romper essas barreiras e desenvolver nossos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias a uma comunicação eficaz. E isso é possível aprender e desenvolver, depende só de nós querermos realmente mudar nossa vontade em se comunicar.

 

Luiz Mazanek é Vendedor, economista, pós-graduado em Marketing. Foi supervisor, gerente e diretor de empresas. Co-Autor dos livros “Ser Mais em Vendas” e “Ser mais Líder”. Autor de diversos DVDs nas áreas de Vendas, Negociação e Liderança.