• Home
  • Geral
  • Natal é tempo de reflexão e renascimento
Image

Natal é tempo de reflexão e renascimento

Natal é sempre tempo de parar para refletir, de olhar para a vida, de agradecer. É uma festa de luz, de celebrar a vida de Jesus que veio para iluminar o mundo e para refazer a esperança dentro de nós

Data
14 de Dezembro de 2021

|Danielli Artigas de Oliveira|

Natal é sempre tempo de parar para refletir, de olhar para a vida, de agradecer. É uma festa de luz, de celebrar a vida de Jesus que veio para iluminar o mundo e para refazer a esperança dentro de nós.

A Folha conversou com o padre Waldir, da Paróquia Aparecida, para refletir sobre essa data tão importante que é o Natal, um dia repleto de amor e significados, capaz de importantes mudanças dentro de nós. O dia do nascimento de Jesus, 25 de dezembro, é sempre um convite para renascer, ter esperança, nova perspectiva do tempo que vai começar.

Ele destaca que uma criança quando nasce é sempre uma alegria, pois em torno dela são muitos sonhos e os projetos mais lindos idealizados para aquela criança. Assim, renovamos em nós a esperança de começar a reconstruir nossa vida. O padre reconhece que nem sempre é fácil, mas afirma que Deus está sempre conosco e nos convida a retomar nossa caminhada. O nascimento é para nos motivar.

Pessoas em nossa volta, assim como o padre, podem nos apoiar, mas a iniciativa para a mudança deve vir de dentro. Cada um precisa buscar fazer uma experiência individual para nascer de novo, projetar coisas boas. Aproveitar esse período em que todos estão mais sensíveis, atento ao próximo e mais suscetíveis à reflexão para começar projetos, refazer as forças e esperança. 

Natal também ajuda a renovar a fraternidade entre as pessoas e é estimulada a prática da caridade. A solidariedade vem da reflexão e do agradecimento do quanto Deus é bom conosco, do quanto conseguimos vencer mesmo com os desafios. Exercitamos mais a caridade por olhar com gratidão e assim queremos ajudar os menos favorecidos. A prática da doação deve ser uma ação contínua.

Lembrando que essa é uma festa familiar, o padre Waldir diz que família é sempre lugar de perdão e reconciliação. Descontentamentos e brigas são naturais porque são conflitos de ideias, mas o que não pode é deixar de se perdoar e carregar as velhas brigas e dificuldades. Ele enfatiza a importância de recomeçar conciliado, de buscar se perdoar e perdoar o próximo, tentar arrumar, aprender a se amar. “Perdoar é um ato divino”, ressalta, orientando a refletir o que foi ruim para tentar fazer diferente. 

Ainda estamos em pandemia, mas com números que nos trazem mais esperança será possível comemorar um Natal mais próximo de quem amamos. Sempre nos reunir com segurança e mais uma vez voltar a celebrar o Natal em família, com mais tranquilidade. “Final do ano é momento de agradecer todos que se cuidaram, que se envolveram com as iniciativas para cuidar uns dos outros. Queria que todos pudessem ter no coração esta forte esperança de um tempo melhor. Que seja tempo de muita luz e esperança e que o menino Jesus nasça no coração de cada família e cada um com esperança de que Deus está no meio de nós”, conclui.