Image

Hospital do Rocio lança campanha em prol da saúde

Mais escada, mais saúde. Essa é a ideia da campanha que começará a ser divulgada aos mais de dois mil funcionários do Hospital do Rocio e milhares de pacientes. A iniciativa é do setor de Cardiologia e busca mostrar que o simples fato de trocar o elevador pela escada pode melhorar a saúde e a incentivar a prática de atividade física

Data
12 de Agosto de 2019

|Informe publicitário|

Mais escada, mais saúde. Essa é a ideia da campanha que começará a ser divulgada aos mais de dois mil funcionários do Hospital do Rocio e milhares de pacientes. A iniciativa é do setor de Cardiologia e busca mostrar que o simples fato de trocar o elevador pela escada pode melhorar a saúde e a incentivar a prática de atividade física.

Dr. Cesar Dusilek, cardiologista e chefe da Cardiologia Clínica do Hospital do Rocio, explica que o objetivo desta ação é diminuir o risco cardiovascular. “Cada degrau que a pessoa sobe gasta 0,17 calorias, alguns degraus durante o dia farão diferença sem a pessoa perceber”, detalha. 

Hoje o ambulatório de Cardiologia do Hospital do Rocio atende 1.600 pacientes por mês. Em todo o ambulatório são cerca de 12 mil consultas mensais, sendo o objetivo estimular todas essas pessoas e seus familiares a se conscientizarem. “Pessoas dizem que não têm tempo, mas estão lá esperando elevador ao invés de subir escada”, diz, completando que não há idade para aderir à campanha, a não ser que o paciente tenha alguma limitação.

A primeira causa de morte natural no Brasil é cardiológica. Mata mais que o câncer e doenças infecciosas e por isso cuidados básicos com a saúde são essenciais para prevenção. Dr. Cesar conta que há 20 anos a média era de infarto em homens aos 40 anos e mulheres aos 55 anos, mas hoje diminuiu para em torno de 35 e 40 anos, respectivamente.

Segundo ele, esse aumento no risco cardiovascular se dá pela mudança no estilo de vida, ainda número alto de fumantes, alimentação errada, stress e ingestão alcoólica exagerada, o que afeta todas as faixas etárias.

No Sistema Único de Saúde, o serviço de hemodinâmica do Hospital Rocio hoje é o segundo maior do Brasil. Realiza em torno de 800 cateterismos e 200 angioplastias (sendo 45% decorrentes de infarto agudo por mês). “É um número muito alto. Além disso, o paciente jovem está cada vez mais doente, a dieta é inadequada, não fazem atividade física. Obesidade é uma epidemia”, alerta.

Fará parte dessa campanha palestras com profissionais da Saúde sobre prevenção da insuficiência cardíaca, que é uma das maiores causas de morte por doença cardiovascular, logo a prevenção é essencial.

Para conseguir consulta no ambulatório do Hospital do Rocio deve-se pedir encaminhamento em uma Unidade Básica de Saúde. O Hospital está localizado na Rua Balduino Vidal, 860 - Paraíso Mineral, próximo à Lagoa I Instagram @cardiohospitalrocio.