Image

O perigo da exposição à Luz Azul

É muito importante usar lentes com proteção. As Óticas Campo Largo orientam para prevenção e inclusive crianças devem usar lentes antirreflexo para manusear eletrônicos

Data
08 de Abril de 2019

|Informe Publicitário|

Cerca de 60% das pessoas no mundo com menos de 45 anos sentem fadiga ocular, fruto da vida moderna, segundo informa a Sociedade Brasileira de Oftalmologia.  As crianças têm sido as mais vulneráveis a problemas oculares, devido ao fácil acesso a eletrônicos desde cedo e, por estarem com os olhos ainda em desenvolvimento, filtram uma parte da luz azul, causando danos à saúde dos olhos e surgimento precoce de doenças.

A Luz Azul está em nosso dia a dia e nem sequer percebemos. As lâmpadas de Led que têm se tornado cada vez mais comuns em casas e empresas, é uma das que apresentam maior incidência de luz azul artificial. Em seguida, a exposição à luz azul se dá principalmente pelo uso frequente de smartphones e computadores e até televisores entram nesta lista. A proteção contra ela tem que ser diária, assim como usa-se protetor solar, para evitar danos que podem ser permanentes à visão.

Atualmente, todos os fabricantes de lentes oferecem proteção de luz azul e mais do que uma tendência, é uma necessidade. Nas Óticas Campo Largo, profissionais capacitados orientam sobre a importância de utilizar óculos com lente antirreflexo que filtram a luz azul, como também indicam procurar um oftalmologista para receitar lentes de acordo com a necessidade específica de cada paciente. Muitas pessoas já têm se conscientizado da importância de utilizar óculos mesmo sem prescrição de grau, devido ao excesso de exposição diante das telas de eletrônicos. As lentes evitam que o reflexo da luz azul penetre no olho, o que com o tempo pode causar degeneração macular e lesionar a córnea, o que a longo prazo pode causar ofuscamento visual e outros problemas. O resultado do uso das lentes antirreflexo é maior conforto visual, menor irritabilidade, como vermelhidão e coceira, menos dores de cabeça e sensação de cansaço amenizada.

 Os oftalmologistas também já têm percebido que as crianças estão desenvolvendo patologias comuns ainda mais cedo, como miopia, hipermetropia, astigmatismo, em função do excesso de exposição às telas.

A luz azul também influencia negativamente na qualidade do sono, pois mantém nosso cérebro em atividade e bloqueia a produção da melatonina, responsável pelo sono. Então aquele hábito de olhar o celular antes de dormir acaba causando uma confusão no cérebro, o qual tem a falsa impressão de que ainda é dia.

As lentes antirreflexo podem ser combinadas com o grau de acordo com cada pessoa, como também com proteção fotossensível - lentes que escurecem quando vai para ambiente externo e clareia em ambiente interno e ainda pode ser escolhido o tom que melhor se adapta.

 

Para mais informações, as Óticas Campo Largo estão localizadas na Rua Dom Pedro II nº 1055, telefone: (41) 3032-3931, e na  Rua Marechal Deodoro nº 85, telefone: (41) 3292-1402.